Seja bem vindo(a) ao nosso site!

E-MAIL

contato@fiosencantados.com.br

Fone:

11 94930-0615

Eventos

  • Home
  • Eventos Realizados > Fios Encantados viaja a Salvador, Bahia

Fios Encantados viaja a Salvador, Bahia

  • 04 de Novembro de 2019

Fios Encantados chegou à Bahia! E a visita foi intensa e de muito trabalho, ladeira acima, carregando malas cheias de toucas e de amor...

Como bem definiu nossa voluntária Jaqueline Bizarria, que está junto com nossa presidente Mara Gisele Pereira nessa missão, em cada entidade que se chega e se abrem as malas cheias de toucas de personagens, é como se raios coloridos e luminosos saíssem de dentro das malas e colorissem e enchessem de magia todo o espaço, levando alegria a cada uma das crianças e gerando esperança e conforto a cada uma delas.

Assim está sendo nossa passagem por Salvador, onde a Mara e a Jaque estão hospedadas num dos melhores hotéis locais, o DeVille Prime, que nos ofereceu a hospedagem gratuitamente para essa missão luminosa. Assim, essas guerreiras podem descansar confortavelmente depois de andarem muito carregando as toucas por toda a Salvador, para levar alegria aos pacientes em tratamento de câncer.

Nossa imensa gratidão a essa rede de hotéis e a cada uma das pessoas que nos ajudam nas nossas ações sociais que visam arrecadar recursos para missões mágicas como esta.

Instituição Beneficente Conceição Macedo

Nessa nossa passagem por Salvador (BA), estamos tendo a oportunidade de conhecer vários projetos sociais muito importantes. Além de visitarmos e fazermos as entregas das toucas nos hospitais, estivemos em casas de apoio que ficam localizadas em algumas das muitas comunidades que existem na capital baiana.

Como na maioria das entidades não é permitido fazer fotos, estamos respeitando essa orientação, mas o trabalho não pára nunca!

Entre uma.entrega e outra, a Mara e a Jaque estiveram na Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atua há 30 anos na prevenção do HIV/Aids e apóia as pessoas.empobrecidas que convivem com o vírus. Ficamos bastante impressionados com a dedicação e o importante trabalho feito por essa entidade, que dá assistência principalmente a crianças e adolescentes soropositivos e ainda prioriza o trabalho de pessoas portadoras de HIV/Aids, mulheres chefes de família, além de portadores de deficiência física ou mental, de declarada identidade homossexual, obesas, egressas de estabelecimentos prisionais e profissionais do sexo.

A Mara e a Jaque se encantaram com a geladeira solidária, onde a população faz sua doação, que depois é dividida para os moradores das comunidades vizinhas ao Pelourinho. E também com a creche, que atende 84 crianças de 2 a 6 anos soropositivas.

A indicação para conhecermos essa entidade foi dada pelo Felipe, da Marly Noivas aqui de Jundiaí, que morou em Salvador.

Hospital Aristides Maltez

Em nossa passagem por Salvador (BA), estivemos no Hospital Aristides Maltez. Foi uma oportunidade especial, pois deixamos para os pacientes, crianças e adultos, várias toucas. E enquanto a Mara e a Jaqueline estiveram no local, encontraram com a professora que ajuda as crianças internadas a acompanharem os conteúdos de suas escolas e ela chegou a mencionar que dentro do hospital faz muito frio e que recentemente chegou até mesmo a comprar algumas toucas para aquecer as carequinhas.

"Salvador é uma cidade muito quente, mas dentro do hospital o ar condicionado é sempre constante e para quem está recebendo medicação na veia e sem a cobertura natural dos cabelos, é frio demais. E os pacientes acostumados ao clima quente do lado de fora, sentem muito. Foi uma alegria poder entregar as toucas", resume Mara.

Não foi permitido fazer fotos das entregas, mas a Mara e a Jaque registraram a entrega a uma paciente adulta, que ficou feliz em deixar a peruca tradicional e vestir uma confortável touca feita por nossas voluntárias. Aliás, o trabalho artesanal das nossas crocheteiras tem rendido muitos elogios. É porque é feito sempre com muito amor.

Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer

O Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), lá de Salvador, é mais uma entidade de apoio aos pacientes em tratamento na Bahia que recebeu a visita de Fios Encantados.

A Mara e a Jaqueline puderam conhecer os departamentos e instalações e deixaram as touquinhas para serm entregues aos pacientes.

Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil

O Nacci ( Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil) foi outra entidade visitada por Fios Encantados na nossa passagem por Salvador. A casa de apoio fica numa comunidade e para chegar até lá a Mara e a Jaqueline tiveram de subir e descer ladeiras, carregando mala e bolsa cheias de touquinhas. Mas tudo valeu a pena para que as crianças e jovens acolhidos no espaço pudessem receber nossas peças.

Nossa imensa gratidão ao Nacci e à assistente social Andressa, que recepcionou tão bem nosso projeto e ficou muito agradecida por termos chegado lá.

Nossa presidente, Mara Gisele Pereira, ficou bastante admirada com um quadro que a entidade mantém com as fotos e a história de pessoas que passaram por lá e conseguiram a cura do câncer. "Esses resultados positivos nos motivam e servem de incentivo para as mães e as crianças que estão no difícil tratamento e que muitas vezes ficam tão debilitados e tristes com o processo que é tão exaustivo. É sempre bom saber que muitos venceram".

Hospital Martagão Gesteira

Passar pelo processo de quimioterapia, na maioria das vezes, envolve a perda completa dos cabelos. Por isso, é essencial proteger a carequinha dos pequenos nesse momento delicado. 

E foi pensando nisso, que o grupo @fiosencantados passou pelo Martagão para deixar touquinhas feitas a mão de presente para nossas crianças, afinal, dá para se proteger e ainda ficar uma fofura com essas toucas personalizadas.

Abrigo São Gabriel

Na passagem de Fios Encantados por Salvador (BA) tivemos a oportunidade de levar carinho em forma de toucas para os idosos acolhidos no Abrigo São Gabriel. Foi uma experiência muito gratificante, pois os vovôs e vovós que ali moram ficaram muito felizes com a visita.

Mesmo Salvador sendo uma cidade quente, eles aceitaram as toucas e alguns até mesmo passaram a usar o presente já naquele momento, principalmente os que se locomovem pouco e passam a maior parte do tempo no quarto.

O Abrigo São Gabriel acolhe idosos em situação de risco e também os que têm família, mas que precisam de uma atenção especial. A capacidade é para 64 idosos e há 28 profissionais atuando na entidade, além de voluntários que são especialistas, como geriatras, enfermeiros e fisioterapeutas. Foi mais uma chance de Fios Encantados doar um pouquinho de amor, através das toucas confeccionadas com lãs recebidas como doação e que não podem ser usadas para pacientes oncológicos.